Regulamento

Objetivo

Incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras, premiando aquelas que se destacarem pelo conjunto de seus elementos ou, isoladamente, de um ou mais desses elementos. Os jurados avaliarão as embalagens levando em consideração a defesa do projeto feita no processo de inscrição e as amostras enviadas (ver capítulo III - Julgamento deste Regulamento).

As embalagens serão analisadas em função dos benefícios que trouxeram à indústria usuária, aos consumidores e ao ambiente, seguindo a metodologia de estudos de caso. 

Em função disso, a premiação não está dividida em categorias. Todos os projetos inscritos concorrerão entre si, e serão avaliados de acordo com os resultados obtidos em função dos Objetivos de Projeto propostos para cada desenvolvimento específico.

Por isso, é de extrema importância que todos os itens da inscrição – (i) contexto que estimulou o desenvolvimento, (ii) solução adotada e (iii) resultados obtidos – sejam descritos de forma objetiva e com o maior volume de informações relevantes, embasadas em fatos mensuráveis e/ou objetivos, sempre que possível.

Regulamento

A finalidade deste regulamento é apresentar as normas relativas às condições de participação, inscrições, formato de apresentação das peças inscritas, critérios de julgamento e premiação que regem  o Prêmio Grandes Cases de Embalagem . 

O Prêmio é realizado anualmente, estando a cerimônia de premiação da 14ª Edição marcada para 13 de outubro de 2020, das 18h00 às 23h00, no Centro Universitário Senac – Santo Amaro (Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – São Paulo, SP).

I – Elegibilidade

1. Credenciam-se a concorrer ao Prêmio Grandes Cases de Embalagem projetos de melhoria de Sistemas de Embalagem, podendo as inovações, alterações ou otimizações estar localizadas em um ou mais itens desse Sistema (embalagens primárias, secundárias e de transporte, exclusivas ou padronizadas, e seus componentes – tampas, válvulas, rótulos, decoração, adereços e outros insumos), ou no conjunto deles.

  • As embalagens concorrentes têm de conter pelo menos um componente produzido no Brasil (design, embalagem, insumo e/ou complemento). 
  • As embalagens precisam ter sido lançadas comercialmente no mercado, nacional ou internacional, no período de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2020. 

  • Não poderão concorrer embalagens que sejam o produto em si (ex: potes para armazenamento de alimentos vendidos diretamente ao consumidor) ou embalagens não comerciais (ex: press kits e brindes de final de ano). 

  • Não poderão concorrer soluções de embalagem que ainda não tenham sido adotadas por alguma indústria usuária (ex: invenções e protótipos, conceitos e projetos acadêmicos).

2. Para ter validade, a inscrição deverá: 

  • Obedecer todos os requisitos estabelecidos neste regulamento 

  • Ter sido paga seguindo os critérios da Ficha de Inscrição. 

  • Ser acompanhada de 2 (duas) amostras das embalagens inscritas em perfeito estado, enviadas ao Centro Universitário Senac – Santo Amaro, nas datas e condições estabelecidas no capítulo II, item 14, deste regulamento.

II – Inscrições e Convites

1. As inscrições poderão ser feitas de 16 de março de 2020 a 14 de agosto de 2020 exclusivamente pelo site www.grandescases.com.br

 

2. A data limite para a finalização das inscrições é 14 de agosto de 2020, sendo esta data inalterável.

 

3. As amostras das embalagens inscritas devem ser enviadas EXCLUSIVAMENTE para o endereço especificado no item 11 desta seção do Regulamento, obedecendo os prazos ali mencionados. 

 

4. O número de produtos inscritos para concorrer é ilimitado, sendo que a taxa de inscrição refere-se a um único produto/linha de produto, seguindo o estabelecido na tabela abaixo:

5. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado das seguintes formas:

  • Cartão de crédito, com vencimento à vista

  • Boleto bancário, com vencimento à vista

  • Em casos excepcionais, os organizadores poderão autorizar o pagamento por Depósito bancário (Banco 341 Itaú – AG: 8161  – cc 11853-7 – PCKG Treinamentos, Consultoria e Eventos Ltda.), com posterior envio de comprovante para o e-mail premio@grandescases.com.br.

    • Em caso de pagamento por depósito bancário, o valor devido obedecerá o estabelecido na tabela acima, considerando a data do depósito, e não o dia da solicitação de compra.

    • Inscrições pagas por depósito bancário efetuado com valor menor do que o estabelecido na tabela acima serão consideradas inválidas até que tenham sido regularizadas.

6. Para emissão da Nota Fiscal serão usados os dados cadastrais constantes da ficha de inscrição. 

  • As Notas Fiscais, por padrão, são emitidas após a confirmação do pagamento, mas podem ser antecipadas quando isso for um pré-requisito no processo de pagamentos da empresa solicitante. Essas situações de exceção devem ser solicitadas pelo e-mail premio@grandescases.com.br.

7. Em nenhuma hipótese as taxas de inscrição serão reembolsadas. 

  • Caso não seja usado algum montante já pago para essa finalidade, esse valor poderá ser convertido em crédito para a aquisição de convites para a cerimônia de premiação.

  • As inscrições devem ser quitadas até a data de julgamento (previsto para ocorrer dia 10 de setembro de 2020), ou serão automaticamente desclassificadas.

    • A desclassificação não elimina, contudo, a obrigação do pagamento das taxas de inscrição solicitadas e finalizadas pelo site www.grandescases.com.br.

8. O pagamento da taxa de inscrição não dá às empresas participantes o direito a convites para a cerimônia de premiação.

  • Convites para a cerimônia podem ser adquiridos a partir de 16 de março de 2020, conforme valores estabelecidos pela tabela a seguir:

IMPORTANTE: Como os lugares são limitados, não é possível garantir que haverá vagas para que todos os inscritos possam participar da cerimônia de premiação. Os espaços serão ocupados na ordem de solicitação de compra de convites.

9. O pagamento de convites poderá ser efetuado das seguintes formas:
– Cartão de crédito, com vencimento à vista
– Boleto bancário, com vencimento à vista
– Depósito bancário (Banco 341 Itaú – AG: 8161  – cc 11853-7 – PCKG Treinamentos, Consultoria e Eventos Ltda.), com posterior envio de comprovante para o e-mail premio@grandescases.com.br.
Em caso de pagamento por depósito bancário, o valor devido obedecerá o estabelecido na tabela acima, considerando a data do depósito, e não o dia da solicitação de compra.

Após a conclusão do pedido de compra de convites, a compra só poderá ser cancelada por escrito, em solicitação feita pelo e-mail premio@grandescases.com.br.

  • Os pedidos de cancelamento de compra de convites para a cerimônia de entrega dos troféus deverão ser feitos até 18 de setembro de 2020.

  • Nesses casos, haverá reembolso, em até 60 dias contados a partir da cerimônia de entrega dos troféus, de 70% do valor pago.

  • Cancelamentos ocorridos após 18 de setembro de 2020 não  serão reembolsados.

10. As inscrições poderão ser feitas por empresas atuantes em quaisquer dos elos da cadeia de embalagem, com exceção de fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos básicos, pois são potenciais patrocinadores do Prêmio Grandes Cases de Embalagem.

11. As inscrições só poderão ser concluídas quando todas as informações de preenchimento obrigatório forem inseridas no formulário digital  disponibilizado no site www.grandescases.com.br

12. Todas as inscrições devem ser acompanhadas de no mínimo 1 (uma) imagem da embalagem concorrente.

13. Ao final do processo, as inscrições terão um número atribuído automaticamente pelo sistema. 

  • Este número deve ser guardado para recuperação de inscrições iniciadas e não finalizadas no sistema digital de inscrição, e deve obrigatoriamente estar marcado no pacote de envio das amostras para julgamento.

14. As amostras de embalagens deverão ser encaminhadas para o julgamento apenas entre 1 e 14 de agosto de 2020, devidamente acondicionadas, identificadas e protocoladas, ao seguinte endereço:

Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2020

Centro Universitário Senac – Santo Amaro LABORATÓRIO/OFICINA DE DESIGN INDUSTRIAL

A/C FELIX DIAS / LOURENÇO AMARAL JR.

Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823

Jurubatuba – São Paulo – SP

CEP: 04696-000

IMPORTANTE: Como os lugares são limitados, não é possível garantir que haverá vagas para que todos os inscritos possam participar da cerimônia de premiação. Os espaços serão ocupados na ordem de solicitação de compra de convites.

15. IMPORTANTE: As peças inscritas e os demais documentos e materiais que as acompanharem não serão devolvidos. 

16. Valerá, para efeito de adequação ao prazo acima mencionado, a data de recebimento do material, e não a data de postagem.

17. As amostras devem estar acondicionadas em caixas bem protegidas, para evitar danos que possam inviabilizar sua análise pelos jurados. 

18. Amostras de produtos perecíveis ou que necessitem de refrigeração devem ser enviadas vazias e limpas. Uma alternativa é o envio de Mock-Ups.

19. As caixas contendo as amostras devem trazer, em lugar visível, os dados do Remetente e o Número da Inscrição fornecido no processo de inscrição online.

III – Julgamento

1. O julgamento será realizado em duas etapas. 

  • Fase eliminatória, a ser concluída até 21 de agosto de 2020, na qual serão desclassificadas as inscrições que não atenderem os termos deste regulamento.

  • Julgamento presencial, a realizar-se até dia 11 de setembro de 2020, quando serão definidos os projetos ganhadores. 

2. Os jurados serão especialistas do setor de embalagem sem vínculos formais com empresas que podem concorrer ao Prêmio.

  • Os nomes dos jurados só serão divulgados após a definição dos cases vencedores.

3. No julgamento presencial, os jurados atribuirão notas, seguindo os critérios previstos neste Regulamento, levando em consideração a descrição dos projetos, contidas na ficha de inscrição, e as amostras das embalagens enviadas.

  • Não há um número pré-estabelecido de vencedores. A lista final é definida de forma colegiada, após análise dos 50 (cinquenta) projetos mais bem classificados após a consolidação das notas de cada jurado.

  • O júri avaliará as embalagens em função do desempenho e dos resultados obtidos, de acordo com os seguintes critérios*:

INOVAÇÃO: A embalagem avaliada apresenta soluções inovadoras, em termos de fabricação e uso, que contribuíram de forma decisiva para o sucesso do produto e melhoria percebida no Sistema de Embalagem.

TECNOLOGIA: A embalagem incorpora tecnologias ou utiliza matérias-primas diferenciadas que contribuíram decisivamente para o sucesso do produto e melhoria percebida no Sistema de Embalagem.

IMPACTO ECONÔMICO: A embalagem proporcionou, para o usuário, benefícios econômicos, como incremento das vendas, melhora de margem, redução dos custos de fabricação, transporte ou estocagem, penetração num mercado com valor agregado mais elevado etc.

IMPACTO MERCADOLÓGICO: A embalagem proporcionou vantagens mercadológicas, como incremento da participação de mercado, fortalecimento da marca, melhora da imagem de marca, maior participação e/ou melhor visibilidade na prateleira do ponto-de-venda etc.

IMPACTO AMBIENTAL: A embalagem pode ser considerada benéfica ao meio ambiente, por utilizar matérias-primas renováveis e obtidas de maneira sustentável e/ou por ser reutilizável, reciclável, etc., contribuindo ao posicionamento ecologicamente correto do produto.

EXPERIÊNCIA DE CONSUMO: A embalagem melhorou a forma como o produto é consumido, com ganhos em termos de facilidade de abertura, uso e/ou descarte.

* Não é necessário que um projeto atenda a todos os critérios listados acima. As inscrições serão analisadas conforme o objetivo de cada projeto, levando-se em conta o desempenho do Sistema de Embalagem como um todo.

4. Os jurados atribuirão, a cada inscrição, notas de 1 a 7, seguindo os critérios abaixo:

1 [ABAIXO DA CRÍTICA] - A descrição é insuficiente para formar uma opinião sobre os benefícios da embalagem para a empresa usuária. Jamais poderia ser premiado.

2 [PÉSSIMO] - A defesa é fraca, e não evidencia a existência de benefícios consistentes para a empresa usuária. Jamais poderia ser premiado.

3 [RUIM] - A defesa do projeto é boa, mas os benefícios apontados não são relevantes. Não merece ser premiado.

4 [REGULAR] - A defesa é fraca, mas é possível identificar que a embalagem trouxe ganhos para a empresa usuária. É um case cuja premiação pode ser justificada.

5 [BOM] - A defesa é boa, e mostra que a embalagem trouxe ganhos pontuais para a empresa usuária. É um case que merece ser discutido com os demais jurados, a fim de definir se uma eventual premiação poderia ser justificada.

6 [ÓTIMO]  - A descrição do case é objetiva e demonstra ganhos consistentes para a empresa usuária. Se estiver entre os premiados, será justo.

7 [EXCELENTE] - O projeto é muito bem defendido na inscrição, que evidencia ganhos consistentes e relevantes para a empresa usuária. Não deveria ficar de fora, em hipótese alguma, da lista de vencedores.

5. O júri é soberano em suas decisões, que são irrecorríveis.

6. Receberão o Prêmio Grandes Cases de Embalagem as empresas usuárias das embalagens que o júri reputar merecedoras, não havendo qualquer tipo de classificação ordinal entre elas.

 

7. Serão premiados também os fornecedores e prestadores de serviços integrantes dos cases vencedores que tenham sido citados no anexo descritivo da respectiva ficha de inscrição.

 

8. Os vencedores serão conhecidos apenas na cerimônia de premiação, a ser realizada dia 13 de outubro de 2020.

  • IMPORTANTE: Não será divulgada nenhuma listagem após o julgamento.

 

9. Os troféus e certificados serão entregues aos representantes das empresas vencedoras que estiverem presentes na cerimônia de premiação e não poderão ser retirados posteriormente.

10. Somente empresas que confirmarem presença até dia 1º de outubro de 2020 receberão o troféu personalizado e o certificado na noite do evento.

IV – Disposições Gerais

1. Os participantes concordam automaticamente, no ato da inscrição, com a utilização gratuita de seu nome, fotos e dados relativos às embalagens apresentadas, para divulgação em qualquer meio de comunicação, nacional e internacional, impresso ou eletrônico, em português ou em tradução para outros idiomas, bem como para exposições e para exemplos de cases em cursos, palestras, seminários e outros eventos semelhantes.

2. Os casos omissos neste regulamento serão sanados pelos organizadores.

Para esclarecimentos adicionais:

premio@grandescases.com.br

+55 (11) 5181-2737

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